Serviço de limpeza: contratar ou terceirizar?

Essa é uma dúvida comum para muitas pessoas preocupadas com a segurança e a manutenção da higiene de um negócio ou condomínio. O ideal é que você escolha a opção mais adequada para o seu orçamento e as suas necessidades. 

Vamos entender as diferenças de cada uma a seguir para ajudar você a tomar a melhor decisão. 

5 diferenças entre contratar e terceirizar serviços de limpeza

  1. Especialização e experiência

Uma equipe terceirizada geralmente é mais especializada e experiente na prestação de serviços de limpeza. Isso, claro, se o trabalho for realizado por uma empresa prestadora de qualidade, que selecionou e treinou previamente estes profissionais para o uso adequado de produtos profissionais, garantindo assim a competência em técnicas avançadas de limpeza.

Na contratação direta, a responsabilidade da admissão de funcionários especializados é do contratante, o que pode resultar em ineficiência no processo devido a falta de experiência na gestão de serviços de limpeza. 

  1. Escalabilidade e flexibilidade

Ao terceirizar, você pode facilmente aumentar ou reduzir a escala dos serviços de limpeza conforme necessário. No caso de uma empresa, caso ela cresça mais ou diminua, você pode ajustar o contrato com a empresa de limpeza para atender às novas demandas de forma legal. Na contratação direta, a empresa ou condomínio assume responsabilidades legais como ações trabalhistas e questões sindicais, por exemplo, enfrentando maiores dificuldades para conseguir essa flexibilidade e estar, ao mesmo tempo, em conformidade com a legislação.

  1. Atividades

Terceirizar os serviços de limpeza permite que você concentre energia e recursos nas suas principais demandas profissionais e prioridades pessoais, em vez de se preocupar com atividades de limpeza. Na contratação direta, a empresa ou condomínio é responsável por todas as atividades de recrutamento, gestão de desempenho, desligamento de funcionários e a integração das atividades no dia a dia operacional. 

  1. Custos 

Ao terceirizar os serviços de limpeza, você não precisa lidar com encargos trabalhistas como salários, benefícios, licenças, férias, demissões, impostos e seguro de saúde. Esqueça também as preocupações com as rescisões de contrato, resultando assim uma maior economia de custos a longo prazo. A contratação direta costuma ser bem mais cara diante destes encargos, dos custos administrativos relacionados à gestão de pessoal e da manutenção de funcionários em tempo integral devido ao vínculo empregatício formal. 

  1. Agilidade e burocracia

Caso você fique insatisfeito(a) com o trabalho de algum funcionário na terceirização, a sua substituição por um mais qualificado é rápida e sem burocracia, sendo uma responsabilidade da empresa prestadora do serviço. Também não são necessários contratos individuais para cada funcionário como ocorre na contratação direta, apenas um: o que acontece entre você e a empresa que executa o serviço, diminuindo assim as suas obrigações enquanto contratante com a organização de treinamentos e o custo com uniformes, por exemplo.

Agora que você já sabe bem as diferenças entre contratar ou terceirizar serviços de limpeza, busque tomar a sua decisão com tranquilidade, levando em conta diversos fatores como orçamento, suas preferências, a cultura organizacional da sua empresa/condomínio e as necessidades que ela exige. Avalie todos esses aspectos na hora de escolher a abordagem adequada para o seu negócio.

A BBC Vigilância oferece diversos tipos de terceirização de serviços, incluindo a prestação de serviços de limpeza com profissionais especializados e experientes nas atividades. Fale com a gente!