Segurança pessoal também é empoderamento: como as mulheres podem se proteger no dia a dia

Todos nós merecemos nos sentir seguros em todos os lugares, mas sabemos o quão o sentimento de proteção pode ser algo desafiador de sentir diante dos riscos diários que o mundo nos oferece. Para as mulheres, o desafio pode ser ainda maior em diversos lugares como no trânsito, na rua, em eventos e até mesmo em casa e no trabalho.

Segundo a cartilha de Treinamento de defesa pessoal para mulheres do CPTM (Comitê de Responsabilidade Social), a cada 10 minutos, 1 menina ou mulher é estuprada. A cada dia, 4 mulheres são vítimas de feminicídio. 5 em cada 10 brasileiros relataram ter visto uma mulher sofrer algum tipo de violência nos últimos 12 meses. Por isso, é tão importante a adoção de medidas de segurança pessoal. Essa estratégia vai muito além da prevenção de situações de risco — ela também é uma forma de empoderamento. 

Pequenas mudanças e o uso da tecnologia podem fazer a diferença na sua rotina. Confira agora 7 dicas para fortalecer a sua segurança pessoal.

  1. Mantenha-se atenta ao ambiente

Ao caminhar na rua, evite distrações como o uso excessivo do celular e observe sempre o ambiente ao redor. Fique atenta a movimentos suspeitos e, se necessário, mude de caminho. 

  1.  Compartilhe sua localização com pessoas de confiança

Utilize aplicativos de rastreamento em tempo real para que amigos ou familiares possam acompanhar seus deslocamentos.  

  1. Prefira locais movimentados e bem iluminados

Sempre que possível, escolha rotas mais seguras e evite locais isolados, principalmente à noite.  

  1. Aposte na tecnologia a seu favor

Sistemas de monitoramento, alarmes e botões de pânico são ferramentas que proporcionam mais segurança, dentro e fora de casa.

  1. Confie na sua intuição

Se algo parecer errado, afaste-se e procure ajuda. A intuição é uma aliada importante para evitar situações perigosas.

  1. Considere aprender técnicas de autodefesa 

Aulas de autodefesa podem fortalecer sua segurança e preparo para situações de emergência. No entanto, lembre-se: só utilize essas habilidades quando for realmente necessário para a sua sobrevivência e bem-estar físico. 

  1. Saiba quais são seus direitos.

Entenda suas garantias legais quando o assunto é segurança pessoal e saiba como denunciar situações de assédio, violência ou discriminação. Mantenha-se informada sobre as leis locais e procure apoio das autoridades sempre que precisar.

Acreditamos que proteger-se é um direito, e estar preparada para agir em diferentes situações pode trazer mais confiança para o seu dia a dia. Afinal, sentir-se segura é essencial para viver com mais liberdade, independência e tranquilidade. Estar vigilante e pregar respeito a todos é um compromisso da BBC Vigilância com a sociedade.